Neurorregeneração e nutrição

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Adorei participar mais uma vez do 32º Congresso Internacional de Prática Ortomolecular, especialmente numa mesa e nesta temática relevante e apaixonante ao lado de colegas e amigos sensacionais.

A neuroproteção se refere a mecanismos e estratégias usados para proteger os neurônios contra danos decorrentes de enfermidades que afetam o Sistema Nervoso Central, como doenças neurodegenerativas, derrames ou isquemia cerebral, e morte neural em áreas relacionadas ao hipocampo, e outras. Neste contexto, a estratégia nutricional tem como objetivo prevenir a progressão da doença e danos secundários ao evitar danos cerebrais irreversíveis. A literatura aponta uma dieta no estilo do mediterrâneo ou plant based como protetora.

Preservar o bom estado nutricional e qualidade da dieta são fundamentais na prevenção. Já, para patologias instaladas há necessidade de diminuir a inflamação, melhorara da microbiota, perfil antioxidante e de destoxificação de metais pesados, como por exemplo o alumínio.

Muitas vezes há necessidade da prescrição nutricional personalizada de nutrientes, compostos bioativos e aminoácidos para a promoção da qualidade de vida do paciente. Há destaque para enzimas digestivas, resveratrol, cúrcuma, romã, ômega 3, probióticos, siliciumax, coenzima Q10, glicina e peptídeos bioativos de colágeno.

Entretanto, como o foco está na neuroplasticidade, não podemos esquecer que um estilo de vida saudável, exercícios físicos moderados, e as práticas meditativas como o mindfulness pode ser estimulada diariamente.

Se você tiver perfil para atender este paciente, invista em conhecimento e horas de estudos, há muitas hipóteses que ainda não estão consagradas. Pratique nutrição baseada em evidências.

Muito obrigada pelo convite, carinho e presença de todos!

vanessasuzuki

vanessasuzuki

Sobre Vanessa

Minha paixão por inovação me levou por um caminho muito próprio de descobertas e de formação. Entendi que, quando eu ‘mirava’ em algum objetivo, eu simplesmente ia…

ARTIGOS RECENTES

SIGA NAS REDES SOCIAIS

Inscreva-se em minha Newsletter

Ao se cadstrar você está de acordo com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade